MENU
   Central de Atendimento
   Ativ. Complementares
   TCC e Pesquisa
   Ouvidoria
   Secretaria Acadêmica
   Bolsas
   Formação Específica.
   Pós-Graduação
   Biblioteca
   Periódicos Especializados
   Acesso Docente
   Notas do Aluno
   E-mail
   Núcleo Cultural
   Correio FIT
   Labs. de Informática
   Fotos de Santarém
   Egressos
   Infraestrutura
   CEUA FIT
   SITES DA FIT
Biblioteca da FIT
Certificado Digital
Laboratório de Pesquisas Zoológicas – LPZ
Site dos Professores da FIT
Jardim Zoológico
Colégio Tapajós
   SITES EXTERNOS
Faça sua Avaliação sobre o ZooFit
FIT no Twitter
FIT no Facebook
ProUni - Programa Universidade para Todos
MEC - Ministério da Educação
FIES - Financiamento Estudantil
Órgão Oficial de Turismo
Portal Brasileiro de Informação Científica
  FIT - Faculdades Integradas do Tapajós - NÚCLEO CULTURAL / ESPAÇO DE ARTE GRAÇA LANDEIRA

 

 

NÚCLEO CULTURAL / ESPAÇO DE ARTE GRAÇA LANDEIRA

 

 

O Núcleo Cultural da FIT foi instituído com objetivo de coordenar todas as atividades artísticas e culturais internas e externas da instituição. Vinculado à Coordenação de Extensão e Atividades Complementares, vem desenvolvendo ações que promovem o resgate, a produção e a divulgação das principais expressões da cultura regional e proporcionem conhecimento e lazer à comunidade acadêmica e institucional.
Em consonância com os seus objetivos, o Núcleo Cultural desenvolve atividades que refletem e justificam a atuação da FIT enquanto Instituição Socialmente Responsável, a exemplo dos projetos voltados para a capacitação profissional de artistas e artesãos locais e do envolvimento da comunidade Santarena com destaque para os moradores do Bairro Pérola do Maicá, que encenam o Auto das Pastorinhas durante a quadra natalina.
No ano de 2009, o Núcleo Cultural focalizou suas atividades em quatro segmentos culturais, são eles: Patrimônio Histórico, Artes Cênicas e Musicais, Artes Plásticas e Cinema.
No segmento Patrimonial, foi executado o projeto “Produção de Réplicas e Catalogação dos Prédios Históricos de Santarém”, desenvolvido através de ações sociais, econômicas e histórico-literária, patrocinado pelo Ministério da Cultura e Mineração Rio do Norte. O Projeto apresentou fases de um ciclo completo: reconhecimento e sensibilização, inventariação, envolvimento a partir da criação de réplicas produzidas pelos artesãos locais e divulgação da cultura material da cidade, através da publicação do catálogo e da revista “Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém” e a colocação de doze placas indicativas em prédios e logradouros de reconhecido valor histórico em Santarém.
Nas artes cênicas foram realizadas oficinas e atividades de iniciação teatral e no final de novembro será realizada a primeira mostra deste segmento artístico. No mês de dezembro, durante a quadra natalina, serão apresentadas novas encenações das Pastorinhas de Santarém pelos moradores do Bairro Pérola o Tapajós.
Na música, o grupo CORALFIT que já gravou dois CDs, esteve em preparação para a gravação do 1º DVD. Com um repertório bastante eclético, esse grupo realiza inúmeras apresentações em vários lugares da cidade e já é considerado um dos corais mais conhecidos de Santarém.
Ainda neste segmento artístico, o Núcleo Cultural realizou oficinas e atividades regulares de dança moderna e em breve apresentará a 1ª mostra desta atividade.
Dando continuidade ao seu primeiro projeto de “Produção e Apoio as Artes Plásticas”, o Núcleo Cultural realizou no Espaço de Arte Graça Landeira diversas exposições individuais e coletivas visando divulgar os trabalhos dos artistas e artesãos santarenos, como a exposição das miniaturas dos prédios históricos produzidas nas oficinas do projeto sobre patrimônio e a mostra coletiva Sairé 2009.
É um equívoco dizer que em Santarém não há cinema, a FIT dispõe de uma sala, com grande capacidade de recepção a todos os interessados. No último final de semana de cada mês, oferece gratuitamente aos seus acadêmicos, funcionários e a sociedade santarena em geral, exibições dos melhores filmes nacionais e internacionais, deixando evidente que seu compromisso institucional perpassa a esfera educacional, atingindo a econômica, social e cultural.
 
Compartilhar no Facebook  
 
Rua Rosa Vermelha, 335 Bairro Aeroporto Velho - 68010-200 - Santarém-PA     
Fones: (93) 3523-1933, 3523-5088, 3523-1374 - Fax: (93) 3523-1989 e-mail: fit@fit.br